ESCOLA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO INFANTIL DOCE INFÂNCIA
PROFESSORA
TURMA:
“D2”
Lajeado, junho de 2018.
1)
ASSUNTO: Copa do mundo de futebol na Rússia
2)
TITULO: “MOSTRA TUA FORÇA BRASIL, RUMO AO HEXA”
3) ORIGEM DO
PROJETO (com justificativa e embasamento teórico):
Com
a copa se aproximando não tem como não trabalhar um evento esportivo do tamanho
e da dimensão que ele é.
A
mídia inteira trabalhando em prol a copa e a Turma D2, demonstrou interesse no
assunto quando questionado, mas de onde começar já que na nossa turma é a
primeira copa do mundo que estão vivenciando e ou compreendendo, então
começamos com a frase crucial.
O
QUE É A COPA DO MUNDO? Silêncio total até que alguém arriscou “É Futebol”! Bem
este falou pouco, mas falou tudo, pois tudo gira em torno da bola, tudo gira em
torno do FUTEBOL.
A
importância do futebol no Brasil e para os brasileiros se expressa de diversas
formas, a começar pelo fato de ser o único país que participou de todas as
Copas e também o único que levou a taça cinco vezes: em 1958 na Suécia, em 1962
no Chile, em 1970 no México, em 1994 nos Estados Unidos e em 2002 no Japão.
Além
do estudo deste grandioso evento esportivo, também estudaremos o país cede a Rússia, sua cultura, tradições e diferenças
com relação a nossa.
A
copa para alguns representa apenas um jogo de futebol, porém há muito o que
estudar desde o que é este futebol até aprender a lidar com a vitória e
derrota, sendo este último mais difícil. Em um jogo de futebol muitas emoções
podem ser trabalhadas, alegria de estar ganhando e jogando bem, a tristeza de
estar perdendo e não conseguir sair disso, desde o coleguismo passando a bola e
mostrando os melhores caminhos, assim como dentro da sala onde também podemos
diariamente lidar com variados sentimentos e queremos fazer a galera aprender a
ter este coleguismo que há em um time, na nossa turma.
4)
OBJETIVO(S):
Þ
Conhecer o que é uma copa do mundo, compreendendo o
seu significado.
Þ
Identificar os símbolos da copa.
Þ
Aprender sobre a Rússia, seus costumes e tradições,
fazendo relação com as nossas.
Þ
Entender o valor da conquista, o porquê de ter que
vencer todos os jogos.
Þ
Aprender a lidar com a vitória e derrota.
Þ
Criar na turma um espírito de coleguismo assim como
existe em um time de futebol.
Þ
Conhecer os jogadores e suas funções.
Þ
Identificar símbolos brasileiros despertando ao
patriotismo.
Þ
Compreender o que é um jogo de futebol e os
envolvidos.
Þ
Compreender o significado de um gol e o que
representam os resultados.
Þ
5)
LINGUAGEN PRIORITÁRIA
Linguagem da diferença entre as pessoas
6)
Linguagens complementares
Linguagem sonoro-musical;
Linguagem plástico-visual;
Linguagem oral;
Linguagem da literatura infantil;
Linguagem gestual corporal;
Linguagem das brincadeiras e jogos;
7)
Situações de aprendizagem
possiveis de serem realizadas:
Þ Conversa sobre o
que é a copa e o que ela representa para os paises participantes.
Þ Confecção dos
bonecos jogadores de futebol, o time Brasileiro.
Þ Pintura de cds
em verde, amarelo e azul com cola colorida a fim de confeccionarmos um móbile
com a foto dos jogadores e arrumarmos nossa porta.
Þ Recorte, pintura
e colagem das partes da bandeira do Brasil, onde trabalharemos as cores,
formas, dosagem de cola na montagem da mesma e patriotismo frente ao símbolo
brasileiro.
Þ Ouvir o Hino
Nacional tentando memorizar a letra, de modo a conhecê-lo e como se deve
cantar, já que o ouvirão todas as vezes que a nossa seleção jogar.
Þ Assistir aos
jogos do Brasil, quando possível, identificando nosso Hino, cores e seleção,
despertando o espírito do torcer em prol ao Brasil.
Þ Confecção de um
campo de futebol, explicando como funciona o jogo e a função de cada jogador
dentro do campo.
Þ Compreender a
função do Arbitro e os seus cartões confeccionando assim uma camiseta preta e
nela um lugar para colocar cartões com o seguinte significa: vermelho: não esta
legal, amarelo: esta mais ou menos e azul: esta legal, confeccionaremos estes
cartões para avaliar o comportamento diário.
Þ Tema de casa: trazer
reportagens de jornais e revistas, bem como objetos representantes da copa do
mundo 2018, em sala exploraremos os materiais.
Þ Confecção do Zabivaka,
mascote da copa em TNT, falando sobre o animal e o que este representa na copa.
Þ Observar no
globo terrestre onde fica o Brasil e a Rússia de modo a compreender o quão
longínquo é este local.
Þ Confecção do
avião através de desenho para viajarmos de faz de conta até a Rússia.
Þ Observar as
bandeiras dos outros países compreendendo o porquê delas serem diferentes,
sendo nesta copa 32 nacionalidades.
Þ Conversar sobre
a Rússia seu povo, cultura e tradições diferentes do Brasil.
Þ Ouvir e memorizar
a música Mostra tua força Brasil, música esta que é uma propaganda, porém é bem
interessante de ser trabalhada com as crianças.
Þ Fazer a contagem
dos gols, identificando vencedores, perdedores, empate, conhecendo assim
números e quantidades.
Þ Compreender que
o Brasil já ganhou 5 vezes por isso é penta, identificando o número 6 como o
hexa que o Brasil tanto almeja e com torcida positiva vai chegar lá.
Þ Observar vídeos
explicativos sobre a copa, nossa cultura Brasileira e da Rússia, na internet,
tirando as dúvidas da galera.
8) PROVIDÊNCIAS PRÁTICAS E MATERIAIS: Bilhetes aos pais, globo, data
show, papéis diversos, tintas, lápis de cor e cera, tesouras, canetinhas,
balões, sucatas diversas, TNT, jornais, revistas, computador, internet, tv,
etc.
9) REGISTRO E AVALIAÇÃO: Concomitante ao projeto
Nenhum comentário:
Postar um comentário