Postagens

segunda-feira, setembro 03, 2018

Projeto Copa do Mundo


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOCE INFÂNCIA



PROFESSORA
Andréia Sauthier
                              
                                            TURMA: “D2”
Lajeado, junho de 2018.

1)    ASSUNTO: Copa do mundo de futebol na Rússia
2)   TITULO: “MOSTRA TUA FORÇA BRASIL, RUMO AO HEXA”
3)   ORIGEM DO PROJETO (com justificativa e embasamento teórico):
Com a copa se aproximando não tem como não trabalhar um evento esportivo do tamanho e da dimensão que ele é.
A mídia inteira trabalhando em prol a copa e a Turma D2, demonstrou interesse no assunto quando questionado, mas de onde começar já que na nossa turma é a primeira copa do mundo que estão vivenciando e ou compreendendo, então começamos com a frase crucial.
O QUE É A COPA DO MUNDO? Silêncio total até que alguém arriscou “É Futebol”! Bem este falou pouco, mas falou tudo, pois tudo gira em torno da bola, tudo gira em torno do FUTEBOL.
A importância do futebol no Brasil e para os brasileiros se expressa de diversas formas, a começar pelo fato de ser o único país que participou de todas as Copas e também o único que levou a taça cinco vezes: em 1958 na Suécia, em 1962 no Chile, em 1970 no México, em 1994 nos Estados Unidos e em 2002 no Japão.
Além do estudo deste grandioso evento esportivo, também estudaremos o país cede a  Rússia, sua cultura, tradições e diferenças com relação a nossa.
A copa para alguns representa apenas um jogo de futebol, porém há muito o que estudar desde o que é este futebol até aprender a lidar com a vitória e derrota, sendo este último mais difícil. Em um jogo de futebol muitas emoções podem ser trabalhadas, alegria de estar ganhando e jogando bem, a tristeza de estar perdendo e não conseguir sair disso, desde o coleguismo passando a bola e mostrando os melhores caminhos, assim como dentro da sala onde também podemos diariamente lidar com variados sentimentos e queremos fazer a galera aprender a ter este coleguismo que há em um time, na nossa turma.

4)   OBJETIVO(S):
Þ    Conhecer o que é uma copa do mundo, compreendendo o seu significado.
Þ    Identificar os símbolos da copa.
Þ    Aprender sobre a Rússia, seus costumes e tradições, fazendo relação com as nossas.
Þ    Entender o valor da conquista, o porquê de ter que vencer todos os jogos.
Þ    Aprender a lidar com a vitória e derrota.
Þ    Criar na turma um espírito de coleguismo assim como existe em um time de futebol.
Þ    Conhecer os jogadores e suas funções.
Þ    Identificar símbolos brasileiros despertando ao patriotismo.
Þ    Compreender o que é um jogo de futebol e os envolvidos.
Þ    Compreender o significado de um gol e o que representam os resultados.
Þ     
5)    LINGUAGEN PRIORITÁRIA
*      Linguagem da diferença entre as pessoas

6)   Linguagens complementares
*      Linguagem sonoro-musical;
*      Linguagem plástico-visual;
*      Linguagem oral;
*      Linguagem da literatura infantil;
*      Linguagem gestual corporal;
*      Linguagem das brincadeiras e jogos;

7)   Situações de aprendizagem possiveis de serem realizadas:
Þ    Conversa sobre o que é a copa e o que ela representa para os paises participantes.
Þ    Confecção dos bonecos jogadores de futebol, o time Brasileiro.
Þ    Pintura de cds em verde, amarelo e azul com cola colorida a fim de confeccionarmos um móbile com a foto dos jogadores e arrumarmos nossa porta.
Þ    Recorte, pintura e colagem das partes da bandeira do Brasil, onde trabalharemos as cores, formas, dosagem de cola na montagem da mesma e patriotismo frente ao símbolo brasileiro.
Þ    Ouvir o Hino Nacional tentando memorizar a letra, de modo a conhecê-lo e como se deve cantar, já que o ouvirão todas as vezes que a nossa seleção jogar.
Þ    Assistir aos jogos do Brasil, quando possível, identificando nosso Hino, cores e seleção, despertando o espírito do torcer em prol ao Brasil.
Þ    Confecção de um campo de futebol, explicando como funciona o jogo e a função de cada jogador dentro do campo.
Þ    Compreender a função do Arbitro e os seus cartões confeccionando assim uma camiseta preta e nela um lugar para colocar cartões com o seguinte significa: vermelho: não esta legal, amarelo: esta mais ou menos e azul: esta legal, confeccionaremos estes cartões para avaliar o comportamento diário.
Þ    Tema de casa: trazer reportagens de jornais e revistas, bem como objetos representantes da copa do mundo 2018, em sala exploraremos os materiais.
Þ    Confecção do Zabivaka, mascote da copa em TNT, falando sobre o animal e o que este representa na copa.
Þ    Observar no globo terrestre onde fica o Brasil e a Rússia de modo a compreender o quão longínquo é este local.
Þ    Confecção do avião através de desenho para viajarmos de faz de conta até a Rússia.
Þ    Observar as bandeiras dos outros países compreendendo o porquê delas serem diferentes, sendo nesta copa 32 nacionalidades.
Þ    Conversar sobre a Rússia seu povo, cultura e tradições diferentes do Brasil.
Þ    Ouvir e memorizar a música Mostra tua força Brasil, música esta que é uma propaganda, porém é bem interessante de ser trabalhada com as crianças.
Þ    Fazer a contagem dos gols, identificando vencedores, perdedores, empate, conhecendo assim números e quantidades.
Þ    Compreender que o Brasil já ganhou 5 vezes por isso é penta, identificando o número 6 como o hexa que o Brasil tanto almeja e com torcida positiva vai chegar lá.
Þ    Observar vídeos explicativos sobre a copa, nossa cultura Brasileira e da Rússia, na internet, tirando as dúvidas da galera.


8)   PROVIDÊNCIAS PRÁTICAS E MATERIAIS: Bilhetes aos pais, globo, data show, papéis diversos, tintas, lápis de cor e cera, tesouras, canetinhas, balões, sucatas diversas, TNT, jornais, revistas, computador, internet, tv, etc.


9)   REGISTRO E AVALIAÇÃO: Concomitante ao projeto


Nenhum comentário:

Postar um comentário