|
JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO
O presente
projeto, justifica-se pelo interesse e curiosidade que as crianças demonstraram
sobre o assunto, quando questionei o que queriam estudar surgiram muitas
ideias, mas a vencedora foi “Animais”. Logo então os questionei: E quais
animais vamos estudar? Alguns disseram todos, então expliquei que seria
impossível que existem vários tipos de animais. Trouxe então livros de
história, fomos passear na minha casa para eles terem noção de tudo o que tem o
que devem escolher. Após reflexão e votação os animais escolhidos foram:
Coelho, Joaninha, Ovelha, Elefante, Peixinho, Camelo, Boi, Peru, Cachorro,
Pintinho e Leão. Assim irei trabalhar com eles um animal de cada vez e faremos
uma adivinhação na porta para os pais saberem qual animai é o da vez.
Estudos revelam que o contato com animais pode
ser uma forma das crianças exercitarem elementos importantes para o seu
amadurecimento, como o afeto, o cuidado, o respeito e a dedicação.
Pela
exploração de objetos, ambientes, seres, a criança vai gradativamente
conhecendo a si mesmo e principalmente conhecendo seu mundo, aquele do qual faz
parte. É com a interação com o meio natural e social no qual a criança está
inserida que esta aprende sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando
respostas às suas indagações e questões. O naturalista David Attenborough
previne que as crianças que não tem uma compreensão da natureza se tornarão
adultos sem uma preocupação ecológica e que o mundo selvagem está se tornando
muito distante das crianças, que perderão o interesse pelo assunto quando
crescerem. Ninguém pode proteger a natureza se não a compreender.
No
livro “Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências” de Celso Antunes,
diz que a criança precisa começar a descobrir a vida animal e a compartilhar
com seus pais de toda devoção desse encantamento, desde muito cedo. Se possível
a criança precisa ter seu animal de estimação, mesmo que em um singelo aquário,
pois uma criança que cresce no campo, em um sítio ou em uma chácara que tem
como companheiros pessoas envolvidas com a natureza, geralmente diferencia-se
bastante de outras, que emparedadas em construções verticais, tornam-se adultos
que facilmente se irritam com os ruídos naturais ou com as relações empáticas
de um cachorro ou de um gato.
Enfim,
os animais fascinam nossas crianças, que desejam muito os tocar, observar e
cuidar deles. O contato com os animais é fundamental para que estabeleçam
relações e este contato também proporciona sentimentos como felicidade, prazer,
curiosidade e espanto, com isto as crianças ampliam os seus conhecimentos.
OBJETIVOS GERAIS
* Proporcionar as
crianças um ambiente de desenvolvimento, aprendizagem, diversão e criatividade,
através de situações envolvendo o assunto animais.
* Promover
a consciência ecológica de modo lúdico, bem como estimular o conhecimento sobre
os animais.
LINGUAGEM
GERADORA
Do
conhecimento da natureza
LINGUAGENS
COMPLEMENTARES
·
Plástico-visual;
·
Espaço e conhecimento físico;
·
Literatura infantil;
·
Das brincadeiras e jogos
·
Oral;
·
Da alimentação;
·
Sonoro-musical
·
Lógico-matemático
SITUAÇÕES
DE APRENDIZAGEM POSSIVEIS DE SEREM REALIZADAS NO TODO
*
Exposição em sala (fixação) de móbiles de animais confeccionados pela turma, a
partir de materiais variados.
* Figuras
de animais expostas na parede, no chão ou em forma de móbile para exploração
oral de suas características e assim melhor conhecimento.
*
Conversar sobre os animais, os que foram escolhidos pelas crianças, isto sobre
suas características, sendo que exploraremos e imitaremos o som que produzem,
como caminham, o que comem, onde vivem...
* Cantar, escutar e dançar músicas de diversos
cds ou dvds musicais, principalmente as que se referem a animais escolhidos.
*
Montar animais a partir de peças de jogos de encaixe.
*
Manusear livros ou revistas para a visualização e identificação de gravuras de
animais.
*
Manipular fantoches e ou máscaras de animais para a contação de histórias (dramatização).
*
Confeccionar jogo de memória com os animais escolhidos.
* Com gizes de quadro desenhar animais no chão do hall
de entrada.
* Brincadeiras com balões envolvendo animais.
*Caixa/ saco surpresa de figuras ou emborrachados de
animais (tirar uma figura ou emborrachado, nomeando e imitando cada um dos
animais).
*
Confeccionar na sala uma sapata envolvendo animais.
* Contar
histórias que tenham como personagens animais escolhidos pela turma.
Para cada animal farei uma folha a parte sobre
situações especificas.
AVALIAÇÃO
Durante o projeto analisaremos se nossas situações
propostas estão sendo significativas para a turma, isto é, se estão vindo de encontro
aos interesses e curiosidades sobre os animais escolhidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário