Postagens

quarta-feira, maio 09, 2018

Projeto animais: "Que bicho é esse?"


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOCE INFÂNCIA
Rua Pedro Theobaldo Breidenbach, n° 2332  Conventos - Lajeado
Telefone: 3982 1194



“QUE BICHO É ESSE?”



 












JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO
O presente projeto, justifica-se pelo interesse e curiosidade que as crianças demonstraram sobre o assunto, quando questionei o que queriam estudar surgiram muitas ideias, mas a vencedora foi “Animais”. Logo então os questionei: E quais animais vamos estudar? Alguns disseram todos, então expliquei que seria impossível que existem vários tipos de animais. Trouxe então livros de história, fomos passear na minha casa para eles terem noção de tudo o que tem o que devem escolher. Após reflexão e votação os animais escolhidos foram: Coelho, Joaninha, Ovelha, Elefante, Peixinho, Camelo, Boi, Peru, Cachorro, Pintinho e Leão. Assim irei trabalhar com eles um animal de cada vez e faremos uma adivinhação na porta para os pais saberem qual animai é o da vez.
 Estudos revelam que o contato com animais pode ser uma forma das crianças exercitarem elementos importantes para o seu amadurecimento, como o afeto, o cuidado, o respeito e a dedicação.
Pela exploração de objetos, ambientes, seres, a criança vai gradativamente conhecendo a si mesmo e principalmente conhecendo seu mundo, aquele do qual faz parte. É com a interação com o meio natural e social no qual a criança está inserida que esta aprende sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões. O naturalista David Attenborough previne que as crianças que não tem uma compreensão da natureza se tornarão adultos sem uma preocupação ecológica e que o mundo selvagem está se tornando muito distante das crianças, que perderão o interesse pelo assunto quando crescerem. Ninguém pode proteger a natureza se não a compreender.
No livro “Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências” de Celso Antunes, diz que a criança precisa começar a descobrir a vida animal e a compartilhar com seus pais de toda devoção desse encantamento, desde muito cedo. Se possível a criança precisa ter seu animal de estimação, mesmo que em um singelo aquário, pois uma criança que cresce no campo, em um sítio ou em uma chácara que tem como companheiros pessoas envolvidas com a natureza, geralmente diferencia-se bastante de outras, que emparedadas em construções verticais, tornam-se adultos que facilmente se irritam com os ruídos naturais ou com as relações empáticas de um cachorro ou de um gato.
Enfim, os animais fascinam nossas crianças, que desejam muito os tocar, observar e cuidar deles. O contato com os animais é fundamental para que estabeleçam relações e este contato também proporciona sentimentos como felicidade, prazer, curiosidade e espanto, com isto as crianças ampliam os seus conhecimentos.

OBJETIVOS GERAIS
            * Proporcionar as crianças um ambiente de desenvolvimento, aprendizagem, diversão e criatividade, através de situações envolvendo o assunto animais.
         * Promover a consciência ecológica de modo lúdico, bem como estimular o conhecimento sobre os animais.

        
     LINGUAGEM GERADORA
    Do conhecimento da natureza
LINGUAGENS COMPLEMENTARES
·         Plástico-visual;
·         Espaço e conhecimento físico;
·         Literatura infantil;
·         Das brincadeiras e jogos
·         Oral;
·         Da alimentação;
·         Sonoro-musical
·         Lógico-matemático

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM POSSIVEIS DE SEREM REALIZADAS NO TODO

* Exposição em sala (fixação) de móbiles de animais confeccionados pela turma, a partir de materiais variados.
* Figuras de animais expostas na parede, no chão ou em forma de móbile para exploração oral de suas características e assim melhor conhecimento.
* Conversar sobre os animais, os que foram escolhidos pelas crianças, isto sobre suas características, sendo que exploraremos e imitaremos o som que produzem, como caminham, o que comem, onde vivem...
 * Cantar, escutar e dançar músicas de diversos cds ou dvds musicais, principalmente as que se referem a animais escolhidos.
* Montar animais a partir de peças de jogos de encaixe.
* Manusear livros ou revistas para a visualização e identificação de gravuras de animais.
* Manipular fantoches e ou máscaras de animais para a contação de histórias (dramatização).
* Confeccionar jogo de memória com os animais escolhidos.
* Com gizes de quadro desenhar animais no chão do hall de entrada.
* Brincadeiras com balões envolvendo animais.
*Caixa/ saco surpresa de figuras ou emborrachados de animais (tirar uma figura ou emborrachado, nomeando e imitando cada um dos animais).
* Confeccionar na sala uma sapata envolvendo animais.
* Contar histórias que tenham como personagens animais escolhidos pela turma.

Para cada animal farei uma folha a parte sobre situações especificas.
AVALIAÇÃO
Durante o projeto analisaremos se nossas situações propostas estão sendo significativas para a turma, isto é, se estão vindo de encontro aos interesses e curiosidades sobre os animais escolhidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário