ESCOLA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOCE INFÂNCIA
Rua Pedro Theobaldo Breidenbach, n° 2332 Conventos
- Lajeado
Telefone: 3982 1194
PROFESSORAS:
Andréia Sauthier
ASSUNTO: Sonoro-musical
ANO: 2012
TURMA: “E”
Lajeado
TURMA “E” 2012
ORIGEM
COM JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO:
“A música aumenta a sensibilidade das crianças, a
capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a
memória, além de ser um forte desencadeador de emoções”.
(autor desconhecido)
A turma “E”
é uma turma que tem fome de conhecimento e tudo o que propomos é de seu
interesse.
Eu,
professora Andréia Sauthier iniciei um curso de música e lá aprendo diferentes
formas de estudar a música a fundo com os alunos e de formas bem diferentes,
trouxe algumas situações para a turma e os alunos adoraram. Assim foi quase
impossível não realizar um projeto, já que todas as quintas quando iniciamos
nossas situações de aprendizagem me questionam sobre o que eu aprendi no meu
curso.
Este curso
não podia ter vindo em melhor hora, pois na turma a erotização frente a
qualquer musica era notória, cantavam várias músicas do momento e as cantadas
na escola, como por exemplo a música da borboletinha e rebolavam até o chão,
dizer para parar era motivo para estas alunas fazerem escondido e convidarem a
todos a fazerem igual a nossa melhor alternativa foi trazer outras músicas, que
além de muito diferentes das normais, ainda os leva a trabalhar expressão
corporal, memorização e ritmo, desta forma partimos para um lado diferente o
que vem dando resultado.
O universo
infantil é repleto de brincadeiras, movimentos e atividades lúdicas, sendo que
o cantar, dançar, correr, saltar fazem parte deste universo. Em vários momentos
do dia, nas diversas situações oferecidas, inclusive durante o andamento de
vários projetos percebemos que demonstravam um interesse muito grande por
situações envolvendo música, nos solicitando constantemente uma música para ouvir,
ou cantavam eles mesmos, várias que conheciam ou que ouviam no rádio. Assim,
cantar, dançar e gesticular, criando seus próprios gestos, imitando os nossos e
descobrindo novas possibilidades de movimentar o corpo são situações muito
apreciadas por eles.
As
crianças sempre estão cantando, cantam o que escutam, cantam a música que está
na moda, que está na mídia e são influenciadas constantemente pelo rádio, pela
TV, pelos pais e por nós, professores. Cantam aquilo que conhecem, aquilo que
lhe é proporcionado, colocado ao seu alcance, e passam a gostar destas canções
que estão próximas. Dessa maneira, cada criança tem sua música e seu estilo
preferido, que deve ser respeitado e aproveitado, mas também deve aprender a
ouvir, conhecer e respeitar diferentes tipos de músicas, conhecendo outras
culturas, conhecendo-se a si mesmas e realizando muitas descobertas, revelando sua
imaginação.
Pensando
nisso, formulamos este projeto, visando proporcionar aos nossos alunos um maior
contato com diversos tipos de músicas, entre elas, as rodas cantadas, pois
percebemos que estas aparecem pouco no cotidiano de nossas crianças.Estas também
podem ser apreciadas por eles basta nós, professores, as resgatarmos,
divulgarmos, oferecermos e trabalharmos com nossas crianças, fazendo com que se
tornem mais presentes no dia-a-dia.
Sabemos que a presença da música na vida
dos seres humanos é incontestável, sendo esta uma linguagem universal que
ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. Dessa maneira, devemos entender
que sua importância no ambiente escolar vai muito além dos propósitos como
formação de hábitos e comportamentos. Precisamos acreditar que somos capazes de
fazer música, descobri-la, investigar, cantar, dançar, perceber, apreciar,
refletir, etc, despertando assim, ainda mais, o gosto de nossos pequenos pela
música.
Assim
como expressa CUNHA (2004, p.68), a linguagem musical deve ser explorada em sua
totalidade, desenvolvendo as amplitudes de seu acontecer: compor, improvisar,
explorar o seu corpo como instrumento musical, conhecer, manipular,
classificar, registrar, identificar, escutar sons e músicas, tocar,
movimentar-se no espaço, apreciar a literatura universal da música, refletir,
participar de performances, enfim, produzir e pensar música.
Tendo em
vista tudo isso, iremos proporcionar às crianças o contato com diferentes
ritmos e estilos musicais, os sons do corpo, da natureza e do ambiente em que
estão inseridos; explorar a dança, as percepções auditiva, visual, verbal e
corporal, as emoções, sensações e a criatividade.
De
acordo com o que diz no Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil, vol. 3 (1998, p.49), “A linguagem musical é excelente meio para o
desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e
auto-conhecimento, além de poderoso meio de integração social”. Além disso,
através das cantigas, exploração de instrumentos, apreciação de DVDs musicais
desenvolve-se a memória auditiva, o ritmo e a melodia, além de estarem
envolvidas na apropriação da leitura e da escrita.
Objetivos
Ø Conhecer, explorar e auxiliar na construção de
instrumentos musicais com sucatas;
Ø Perceber e identificar os diversos sons que nos
rodeiam, conhecendo as diferentes maneiras de produzi-lo;
Ø Proporcionar o contato com diversos ritmos e
estilos musicais, vivenciando outras culturas;
Ø Resgatar as cantigas de roda com auxílio da
família, ampliando sua memória musical;
Ø Desenvolver a musicalidade, o raciocínio e a
coordenação motora.
Ø Perceber os limites e potencialidades do próprio
corpo através da música, da dança e do movimento;
Linguagem prioritária:
Linguagem sonoro-musical
Linguagem complementares:
Ø Linguagem Plástico-visual;
Ø Linguagem Gestual-corporal;
Ø Linguagem das Brincadeiras e Jogos;
Ø Linguagem Oral;
Ø Linguagem da leitura e escrita;
Ø Linguagem Lógico matemática;
Ø Linguagem da Literatura Infantil;
Situações de
aprendizagem possíveis de ser realizadas:
-
Conversação inicial
visando sondar os conhecimentos prévios das crianças a respeito do que é o som,
onde o encontramos e suas possibilidades de criá-lo;
-
Representar através de
desenhos, algumas coisas que conhece e que produz som;
-
Ouvir e produzir sons
com o próprio corpo (tossir, espirar, gritar, rir, andar, batidas de palmas e
pés, estalar os dedos, assoprar,...);
-
Distinção e nomeação de
vários sons: CD com sons diversos, o aluno terá que identificar e reconhecer o
som que está escutando.
-
Cantar melodias conhecidas usando somente a
consoante “m”, sem forçar;
-
De olhos vendados, seguir o som emitido pela
professora;
-
Distinguir diferentes sons com os olhos vendados,
relatando em seguida o que ouviram;
-
Jogo de memória dos sons, com potinhos de iogurte
contendo diferentes materiais em seu interior, onde devem encontrar os que
produzem o mesmo som;
-
Canto, dança e gesticulação de músicas de diversos
ritmos e estilos;
-
Confecção da caixinha de música (caixa de sapato
ornamentada). Cada criança leva um dia para casa, onde os pais e as crianças
deverão escrever e desenhar, no caderno que segue junto, a música/melodia
preferida da criança. Além da letra, podem mandar também figuras, fotografias
ou algo construído por eles que lembre a música.
-
No dia
determinado, a criança traz a caixinha e fala sobre a música que trouxe,
cantamos, lemos e discutimos sobre a música trazida.
-
Desenhos, pinturas e montagens feitas pelas
crianças, com as letras trazidas pelas crianças, e outras do interesse,
explorando-as formando o Álbum de Música da turma “E”.
-
Eu vi um sapo, com pintura de um sapo;
-
Eu tenho um fusquinha, pintura e recorte de um
fusca;
-
Eu tirei o Dó, pintura e colagem de um vilão com
cordas coloridas;
-
Quem mora em uma casinha torta, confecção de uma
casa com figuras geométricas;
-
Borboletinha, com a dobradura de uma borboleta
-
Cantar músicas em tom
normal e depois ir baixando a voz até que o som que sai da boca desapareça e só
fique o movimento dos lábios, com a intenção de desenvolver a escuta interna e
memória da canção;
-
Apreciar vídeos
musicais de estilos variados (sertaneja, gauchesca, pop, country, rock,
religiosa...) para ampliar o conhecimento musical, notar o uso e identificar os
instrumentos utilizados pelos músicos/ cantores.
-
Traremos diferentes instrumentos musicais para
manipulação, audição do som a fim de conhecer diferentes instrumentos musicais.
-
Construção de instrumentos musicais, pelas
famílias, utilizando sucatas, que deverão ser trazidas para a escola no dia
combinado;
-
Exploração dos instrumentos trazidos, verificando
as diferentes possibilidades de obtermos sons;
-
Construção de uma bandinha com os instrumentos
trazidos;
-
Brincar de
rodas cantadas (Atirei o pau no gato, Roda Cutia, A Canoa Virou) resgatando-as
e ampliando a memória musical das crianças, além de desenvolver a
socialização...
-
Explorar o microfone para que a criança
perceba a sua voz modificada,
-
Dramatizar pequenas canções;
-
Conversa musical em que a professora escolhe uma
música de conhecimento das crianças e canta o primeiro verso e elas cantam o
verso seguinte, para desenvolver a musicalidade;
-
Ginástica com música, com movimentos a partir de
diversos ritmos, criados pela professora e pelas crianças; Relax e massagem com
músicas calmas;
-
Crianças divididas em dois grupos, sendo que cada
grupo escolhe uma música. A um sinal combinado, o grupo 1 canta uma música e,
dado um outro sinal, o grupo 1 pára e o grupo 2 canta. A um terceiro sinal, os
dois grupos cantam, cada qual a sua música.
-
Usar musicas conhecidas e criar diferentes ritmos
para elas.
-
Trabalhar o ritmo através de desenhos que imitam o
seu som.
-
Trabalhar o ritmo de diferentes formas com as mão,
pés e outras partes do corpo.
-
Ouvir musicas diferentes e diferentes ritmos os
conhecendo.
-
Aprender a ouvir através de exercícios voltados a
isso.
-
Pedir para os pais escreverem musicas que
aprenderam na infância e cantam para seus filhos, onde as mesmas serão expostas
nos corredores em forma de cartazes.
-
Realizar a tarde da musica pedir se algum aluno
tiver instrumentos em casa trazer para escola iremos explorar os sons dos
mesmos.
-
Convidar um familiar que saiba tocar algum
instrumento para vir tocar na turma.
-
Confecção de instrumentos musicais com sucatas.
-
Cartazes com as letras de musicas.
-
Musicas tocadas e depois os alunos irão desenhá-la
enquanto a ouvem
-
Momento de relaxamento com musicas calmas e
massagens nos colegas.
-
Assistir a DVDS infantis e de musicas diversas.
-
Fazer momentos de danças com vários ritmos
diferentes.
-
CDs com sons da natureza para audição.
-
Trabalhar os sentidos olfato, audição,tato,visão,
brincando com os sons do corpo.
PROVIDENCIAS
PRÁTICAS E MATERIAIS: Rádio CD, DVD,
sucatas, microfone, instrumentos musicais, tinta guache, pincel, giz de cera,
papel pardo, folhas ofício, papel dobradura, cola, tesoura, jornal, livros de Histórias Infantis, maquina digital, lápis
de cor, canetinha, giz de cera.
REGISTRO E AVALIAÇÃO: Concomitante ao projeto
Nenhum comentário:
Postar um comentário