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segunda-feira, julho 30, 2012

Projeto de Música na Integra.


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOCE INFÂNCIA
Rua Pedro Theobaldo Breidenbach, n° 2332 Conventos - Lajeado
Telefone: 3982 1194





PROFESSORAS: Andréia Sauthier
ASSUNTO: Sonoro-musical
ANO: 2012
TURMA: “E”





Lajeado TURMA “E” 2012


ORIGEM COM JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO:

“A música aumenta a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser um forte desencadeador de emoções”.
(autor desconhecido)

A turma “E” é uma turma que tem fome de conhecimento e tudo o que propomos é de seu interesse.
Eu, professora Andréia Sauthier iniciei um curso de música e lá aprendo diferentes formas de estudar a música a fundo com os alunos e de formas bem diferentes, trouxe algumas situações para a turma e os alunos adoraram. Assim foi quase impossível não realizar um projeto, já que todas as quintas quando iniciamos nossas situações de aprendizagem me questionam sobre o que eu aprendi no meu curso.
Este curso não podia ter vindo em melhor hora, pois na turma a erotização frente a qualquer musica era notória, cantavam várias músicas do momento e as cantadas na escola, como por exemplo a música da borboletinha e rebolavam até o chão, dizer para parar era motivo para estas alunas fazerem escondido e convidarem a todos a fazerem igual a nossa melhor alternativa foi trazer outras músicas, que além de muito diferentes das normais, ainda os leva a trabalhar expressão corporal, memorização e ritmo, desta forma partimos para um lado diferente o que vem dando resultado.
O universo infantil é repleto de brincadeiras, movimentos e atividades lúdicas, sendo que o cantar, dançar, correr, saltar fazem parte deste universo. Em vários momentos do dia, nas diversas situações oferecidas, inclusive durante o andamento de vários projetos percebemos que demonstravam um interesse muito grande por situações envolvendo música, nos solicitando constantemente uma música para ouvir, ou cantavam eles mesmos, várias que conheciam ou que ouviam no rádio. Assim, cantar, dançar e gesticular, criando seus próprios gestos, imitando os nossos e descobrindo novas possibilidades de movimentar o corpo são situações muito apreciadas por eles.
         As crianças sempre estão cantando, cantam o que escutam, cantam a música que está na moda, que está na mídia e são influenciadas constantemente pelo rádio, pela TV, pelos pais e por nós, professores. Cantam aquilo que conhecem, aquilo que lhe é proporcionado, colocado ao seu alcance, e passam a gostar destas canções que estão próximas. Dessa maneira, cada criança tem sua música e seu estilo preferido, que deve ser respeitado e aproveitado, mas também deve aprender a ouvir, conhecer e respeitar diferentes tipos de músicas, conhecendo outras culturas, conhecendo-se a si mesmas e realizando muitas descobertas, revelando sua imaginação.
Pensando nisso, formulamos este projeto, visando proporcionar aos nossos alunos um maior contato com diversos tipos de músicas, entre elas, as rodas cantadas, pois percebemos que estas aparecem pouco no cotidiano de nossas crianças.Estas também podem ser apreciadas por eles basta nós, professores, as resgatarmos, divulgarmos, oferecermos e trabalharmos com nossas crianças, fazendo com que se tornem mais presentes no dia-a-dia.
         Sabemos que a presença da música na vida dos seres humanos é incontestável, sendo esta uma linguagem universal que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. Dessa maneira, devemos entender que sua importância no ambiente escolar vai muito além dos propósitos como formação de hábitos e comportamentos. Precisamos acreditar que somos capazes de fazer música, descobri-la, investigar, cantar, dançar, perceber, apreciar, refletir, etc, despertando assim, ainda mais, o gosto de nossos pequenos pela música.
Assim como expressa CUNHA (2004, p.68), a linguagem musical deve ser explorada em sua totalidade, desenvolvendo as amplitudes de seu acontecer: compor, improvisar, explorar o seu corpo como instrumento musical, conhecer, manipular, classificar, registrar, identificar, escutar sons e músicas, tocar, movimentar-se no espaço, apreciar a literatura universal da música, refletir, participar de performances, enfim, produzir e pensar música.
Tendo em vista tudo isso, iremos proporcionar às crianças o contato com diferentes ritmos e estilos musicais, os sons do corpo, da natureza e do ambiente em que estão inseridos; explorar a dança, as percepções auditiva, visual, verbal e corporal, as emoções, sensações e a criatividade. 
         De acordo com o que diz no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, vol. 3 (1998, p.49), “A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e auto-conhecimento, além de poderoso meio de integração social”. Além disso, através das cantigas, exploração de instrumentos, apreciação de DVDs musicais desenvolve-se a memória auditiva, o ritmo e a melodia, além de estarem envolvidas na apropriação da leitura e da escrita.


Objetivos
Ø  Conhecer, explorar e auxiliar na construção de instrumentos musicais com sucatas;
Ø  Perceber e identificar os diversos sons que nos rodeiam, conhecendo as diferentes maneiras de produzi-lo;
Ø  Proporcionar o contato com diversos ritmos e estilos musicais, vivenciando outras culturas;
Ø  Resgatar as cantigas de roda com auxílio da família, ampliando sua memória musical;
Ø  Desenvolver a musicalidade, o raciocínio e a coordenação motora.
Ø  Perceber os limites e potencialidades do próprio corpo através da música, da dança e do movimento;

Linguagem prioritária:
Linguagem sonoro-musical
Linguagem complementares:
Ø  Linguagem Plástico-visual;
Ø  Linguagem Gestual-corporal;
Ø  Linguagem das Brincadeiras e Jogos;
Ø  Linguagem Oral;
Ø  Linguagem da leitura e escrita;
Ø  Linguagem Lógico matemática;
Ø  Linguagem da Literatura Infantil;

Situações de aprendizagem possíveis de ser realizadas:
-          Conversação inicial visando sondar os conhecimentos prévios das crianças a respeito do que é o som, onde o encontramos e suas possibilidades de criá-lo;
-          Representar através de desenhos, algumas coisas que conhece e que produz som;
-          Ouvir e produzir sons com o próprio corpo (tossir, espirar, gritar, rir, andar, batidas de palmas e pés, estalar os dedos, assoprar,...);
-          Distinção e nomeação de vários sons: CD com sons diversos, o aluno terá que identificar e reconhecer o som que está escutando.
-          Cantar melodias conhecidas usando somente a consoante “m”, sem forçar;
-          De olhos vendados, seguir o som emitido pela professora;
-          Distinguir diferentes sons com os olhos vendados, relatando em seguida o que ouviram;
-          Jogo de memória dos sons, com potinhos de iogurte contendo diferentes materiais em seu interior, onde devem encontrar os que produzem o mesmo som;
-          Canto, dança e gesticulação de músicas de diversos ritmos e estilos;
-          Confecção da caixinha de música (caixa de sapato ornamentada). Cada criança leva um dia para casa, onde os pais e as crianças deverão escrever e desenhar, no caderno que segue junto, a música/melodia preferida da criança. Além da letra, podem mandar também figuras, fotografias ou algo construído por eles que lembre a música.
-          No dia determinado, a criança traz a caixinha e fala sobre a música que trouxe, cantamos, lemos e discutimos sobre a música trazida.
-          Desenhos, pinturas e montagens feitas pelas crianças, com as letras trazidas pelas crianças, e outras do interesse, explorando-as formando o Álbum de Música da turma “E”.
-          Eu vi um sapo, com pintura de um sapo;
-          Eu tenho um fusquinha, pintura e recorte de um fusca;
-          Eu tirei o Dó, pintura e colagem de um vilão com cordas coloridas;
-          Quem mora em uma casinha torta, confecção de uma casa com figuras geométricas;
-          Borboletinha, com a dobradura de uma borboleta
-          Cantar músicas em tom normal e depois ir baixando a voz até que o som que sai da boca desapareça e só fique o movimento dos lábios, com a intenção de desenvolver a escuta interna e memória da canção;
-          Apreciar vídeos musicais de estilos variados (sertaneja, gauchesca, pop, country, rock, religiosa...) para ampliar o conhecimento musical, notar o uso e identificar os instrumentos utilizados pelos músicos/ cantores.
-          Traremos diferentes instrumentos musicais para manipulação, audição do som a fim de conhecer diferentes instrumentos musicais.
-          Construção de instrumentos musicais, pelas famílias, utilizando sucatas, que deverão ser trazidas para a escola no dia combinado;
-          Exploração dos instrumentos trazidos, verificando as diferentes possibilidades de obtermos sons;
-          Construção de uma bandinha com os instrumentos trazidos;
-          Brincar de rodas cantadas (Atirei o pau no gato, Roda Cutia, A Canoa Virou) resgatando-as e ampliando a memória musical das crianças, além de desenvolver a socialização...
-          Explorar o microfone para que a criança perceba a sua voz modificada,
-          Dramatizar pequenas canções;
-          Conversa musical em que a professora escolhe uma música de conhecimento das crianças e canta o primeiro verso e elas cantam o verso seguinte, para desenvolver a musicalidade;
-          Ginástica com música, com movimentos a partir de diversos ritmos, criados pela professora e pelas crianças; Relax e massagem com músicas calmas;
-          Crianças divididas em dois grupos, sendo que cada grupo escolhe uma música. A um sinal combinado, o grupo 1 canta uma música e, dado um outro sinal, o grupo 1 pára e o grupo 2 canta. A um terceiro sinal, os dois grupos cantam, cada qual a sua música.
-          Usar musicas conhecidas e criar diferentes ritmos para elas.
-          Trabalhar o ritmo através de desenhos que imitam o seu som.
-          Trabalhar o ritmo de diferentes formas com as mão, pés e outras partes do corpo.
-          Ouvir musicas diferentes e diferentes ritmos os conhecendo.
-          Aprender a ouvir através de exercícios voltados a isso.
-          Pedir para os pais escreverem musicas que aprenderam na infância e cantam para seus filhos, onde as mesmas serão expostas nos corredores em forma de cartazes.
-          Realizar a tarde da musica pedir se algum aluno tiver instrumentos em casa trazer para escola iremos explorar os sons dos mesmos.
-          Convidar um familiar que saiba tocar algum instrumento para vir tocar na turma.
-          Confecção de instrumentos musicais com sucatas.
-          Cartazes com as letras de musicas.
-          Musicas tocadas e depois os alunos irão desenhá-la enquanto a ouvem
-          Momento de relaxamento com musicas calmas e massagens nos colegas.
-          Assistir a DVDS infantis e de musicas diversas.
-          Fazer momentos de danças com vários ritmos diferentes.
-          CDs com sons da natureza para audição.
-          Trabalhar os sentidos olfato, audição,tato,visão, brincando com os sons do corpo.  


PROVIDENCIAS PRÁTICAS E MATERIAIS: Rádio CD, DVD, sucatas, microfone, instrumentos musicais, tinta guache, pincel, giz de cera, papel pardo, folhas ofício, papel dobradura, cola, tesoura, jornal, livros de Histórias Infantis, maquina digital, lápis de cor, canetinha, giz de cera.

REGISTRO E AVALIAÇÃO: Concomitante ao projeto

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