Postagens

sábado, setembro 24, 2011

PROJETO DENTES NA INTEGRA

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOCE INFÂNCIA
Rua Pedro Theobaldo Breidenbach, n° 2332 Conventos - Lajeado

Telefone: 3982 1194

“DO PROVISÓRIO AO PERMANENTE APRENDENDO A CUIDAR DOS NOSSOS DENTES”
PROFESSORA: ANDRÉIA SAUTHIER
TURMA: “E”
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOCE INFÂNCIA
DIRETORA: ELENISE B. HANSEN
Lajeado, AGOSTO de 2011.
JUSTIFICATIVA com embasamento teórico:
Em nossa turma um assunto frequente é a perda de dentes, o que gera muito alvoroço.
Vários pedem para mexer no seu dente falando “Profe olha o meu dente ta mole”. Como os dentes vão caindo muitas duvidas vão surgindo “Profe vai vim outro dente logo no lugar deste?” e “Profe se ele não nascer logo eu vou ter que usas chapa como meu pai?”.
Baseadas neste e outros questionamentos resolvemos montar um projeto que envolva a perda de dentes, bem como a higiene bucal com relação aos novos quer vem chegando, realizando situações de aprendizagem que sanem estas questões e suas preocupações com o futuro dos dentes em sua boca.
A saúde envolve a busca do equilíbrio físico, mental, social, bem como a relação do indivíduo com o meio ambiente. Por isso falar sobre saúde nas Escolas de Educação Infantil implica promover ações de higiene, prevenção de doenças e acidentes, e a realização de situações de aprendizagem que busquem o crescimento e o desenvolvimento da criança em sua totalidade.
Sendo assim, trabalhar a higiene com crianças de 0 à 6 anos de idade, deve ter inicialmente um caráter de prevenção a doença, promovendo a saúde física e mental de cada indivíduo, devemos então proporcionar um ambiente saudável conforme as necessidades existentes em cada nível.
Tendo em vista a importância deste tema em especial com crianças pequenas, é que estamos construindo este projeto. Um referencial para professores e auxiliares da Educação Infantil estes, que muitas vezes possuem muitos questionamentos, dúvidas, inquietações este projeto assim, será um dos instrumentos para lhes auxiliar a saná-las.
A Linguagem da Higiene engloba uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes, hábitos e convívio entre adultos e criança.
Temos que levar em conta os aspectos significativos, principalmente os conhecimentos prévios que a criança já traz consigo para a escola, e baseando-se neles desenvolver uma prática através da qual possam refletir sobre as “boas maneiras” fora e dentro da escola criando uma conscientização sobre a importância da mesma.
De acordo com as idéias de ARRIBAS (2004, pág. 94), os hábitos relacionados à higiene, possuem duas vertentes principais: uma de relação afetiva e outra de educação.
Nos aspectos de relação afetiva é fundamental assimilar o caráter da higiene como recurso para criar uma imagem positiva do próprio corpo, a partir do contato que o adulto estabelece e das combinações construídas.
No aspecto da educação, é necessário fazer notar a riqueza de prazeres que a higiene proporciona ao corpo, sensações que ativa e o significado para a saúde, bem como os valores transmitidos nos hábitos da higiene.
Recorda-se também que esses hábitos reforçam a autonomia da criança e isso permite depender menos do adulto em sua vida. Tornar possível esse progresso de forma cuidadosa, atento ao que ocorre com a criança durante a aquisição destes, servirá ao mesmo tempo de estimulo para a avaliação positiva de sua própria imagem.
O momento da higiene é uma situação de aprendizagem que tem, em primeiro lugar, uma conotação manifesta de relação entre dois indivíduos: a criança e o adulto. Isso significa que é um dos momentos de personalização mais importante para a criança.
É preciso que a exigência que os adultos fazem às crianças sejam adequadas as suas capacidades e que, progressivamente vão avançando, isso requer que os adultos sejam capazes de observar as necessidades de cada criança. Devemos evitar que o processo de ensino dos hábitos de higiene seja visto apenas como um “sermão” de introdução de regras, sem dar à criança a oportunidade de experimentar as sensações e as dificuldades que fazem parte deste aprendizado.
Considerando que a criança permanece grande parte do seu tempo na escola, cabe aos professores proporcionar um ambiente saudável introduzindo assim hábitos também saudáveis nesta criança.
Segundo Cibele de Souza Prates no seu texto “Temas de Saúde em Instituições de Educação Infantil”, saúde envolve a busca do equilíbrio físico, mental e social, bem como a relação do individuo com o seu ambiente. Saúde é movimento, é ação.
Por tudo isso, no decorrer da etapa da educação infantil, é preciso que o professor tenha presente que as crianças sentem necessidades de ajuda para criarem hábitos tão importantes, tanto para a sua saúde quanto para a sua independência e autonomia.
Nos diferentes níveis da Educação Infantil a linguagem da higiene é enfocada e vivenciada de diferentes maneiras e os professores precisam estar atentos a estas particularidades.
É importante trabalhar a questão da higiene desde o nascimento para que a criança crie hábitos diários sobre a higiene de seu corpo, sendo que assim podem se sentir mais relaxadas e limpas, ficando mais confortáveis e dispostas nas relações do dia a dia.
Os professores devem fazer com que as crianças vivenciem e compreendam esses hábitos através do diálogo e estímulos, devem também estar atentos aos questionamentos realizados pelas crianças buscando a compreensão deste processo.
Acreditamos que desde pequenos as crianças precisam vivenciar e serem estimuladas a escovar os dentes, tomar banho, limpar-se após ir ao banheiro, lavar as mãos antes das refeições entre outros, para que estes hábitos estejam presentes sempre pela sua vida. Para que isto aconteça, professores juntamente com os pais devem proporcionar para as crianças momentos de roda de conversa, histórias, realização de projetos que estimule na criança o interesse por este assunto.
A MUDANÇA DOS DENTES
Quanto à substituição dos dentes provisórios pelos permanentes, é fundamental esclarecer alguns pontos que são imprescindíveis para o cuidado deles. Os dentes permanentes vão se formando por baixo dos temporários e, conforme evoluem em sua formação, reabsorvem concomitante mente as raízes dos antecessores, até que estes caem e os permanentes aflorem. Eis a razão porque os dentes temporários, quando caem, não têm raízes. Mas antes eles as tiveram, tal qual os dentes permanentes.
A dentição permanente inicia com a erupção dos primeiros molares, os quais se localizam atrás de todos os de leite, sem substituir, portanto, nenhum temporário. Os pais devem ter conhecimento deste fato - o nascimento dos primeiros molares aos 6 anos - pois é comum confundirem estes dentes com dentes-de-leite, em razão de, ao nascerem, não ter caído nenhum dente. Esta confusão é lamentável e, por vezes, desastrosa, leva ao seu descuido e, com freqüência, até a sua perda total. E estes são talvez os dentes mais importantes de todos os outros permanentes, porque, durante a época da mudança, são eles que mantêm a articulação. Por isso, são chamados "dentes-chave-da-oclusão", isto é, dentes que sustentam e dirigem a correta posição dos outros dentes. Sua perda prematura gera distúrbios difíceis de serem reparáveis, não só estéticos, mas também aqueles prejudiciais à própria saúde e desenvolvimento harmônico da criança.
A presença do professor na prática da higiene com os alunos se torna fundamental, pois é preciso que os alunos saibam e se apropriem do conhecimento de seu próprio corpo e a importância de colocar em prática hábitos que contribuem essencialmente no cuidado com o mesmo.
Nós como professores devemos estimular os alunos, a fim de terem uma postura em relação a este assunto e compreenderem o quão importante deve-se praticar os hábitos de higiene.
Deve-se tentar ao máximo no trabalho com a higiene permitir que as crianças sejam agentes de seu próprio desenvolvimento. Assim elas realizarão os hábitos de higiene de forma autônoma, mas com a atenção e respeito ao seu próprio desenvolvimento.
Objetivos
* Compreender como se dá o processo da perda do dente de leite para o permanente e os cuidados que se deve ter com o novo dente;
* Perceber a importância da escovação, assim como a forma correta de manusear a escova e escovar os dentes;
* Compreender que vida saudável não é somente comer alimentos saudáveis, mas sim que isto envolve tudo o que está ao nosso redor.
* Conhecer todos os tipos de dentes e sua função dentro da boca.
* Compreender a importância da higiene bucal, para nem futuro bem próximo ainda terem seus dentes e não serem trocados por próteses dentárias.
*
Linguagem prioritária:
* Linguagem da higiene;
Linguagem complementares:
* Linguagem da música;
* Linguagem gestual-corporal;
* Linguagem plástico-visual;
* Linguagem oralidade;
* Linguagem literatura infantil para crianças;
* Linguagem do lógico-matemática;
* Linguagem da alimentação;
* Linguagem das brincadeiras e jogos;
* Linguagem do tempo;
Situações de aprendizagem possíveis de ser realizadas:
* Convidar as crianças a assistir ao filme “O fada do dente”, onde fala sobre a questão da perda dos dentes de leite bem como a magia da fada vir buscá-los.
* Pesquisa com os pais para saber quem usa prótese dentaria e o porquê de terem de usá-las.
* Confecção da carteirinha do Clube dos banguelas, mostrando que dentes vai perdendo e entrando para o clube.
* Confecção de uma boca gigante para a porta onde enfatizaremos o cuidado com os dentes.
* Conversas no momento da escovação para observarem como se escova os dentes corretamente bem como o cuidado com os novos dentes que estão nascendo.
* Implantar o uso do fio dental na turma;
* Confeccionar diferentes dentaduras com caixas de xis, observando o numero de dentes das crianças e dos adultos.
* Quantificar a perda dos dentes através do cartaz “Matemática com dentinhos”.
* Cantar diferentes musicas voltadas ao tema.
* Priorizar a alimentação saudável para os dentes se manterem saudáveis.
* Conversas sobre o que é a carie e o que ela causa em nossa boca;
* Visita ao consultório do dentista de modo que observem os instrumentos que ele utiliza para sarar/curar um dente doente, um dente com carie, sendo que neste momento o dentista também falara sobre os cuidados com os novos dentes e a higiene bucal.
* Observação em raio X as raízes dos dentes.
* Observação e manipulação de objetos relacionados com os dentes como aparelhos, próteses...
* Manipulação do ... , espelho do dentista, onde posteriormente desenharão o que viram na boca dos colegas.
* Convidar as crianças a cantar diversas músicas referentes ao tema, as que elas já conhecem e também aumentando assim seu repertório com algumas letras novas;
Escovar os dentes, escovar os dentes;
Vou escovar, vou escovar;
Pra ficar branquinho, pra ficar branquinho;
E brilhar e brilhar.
* Durante as escovações a professora também escovará os dentes, assim mostrando e estimulando as crianças a escovar os dentes de forma correta;
* Confeccionar a fada do dente enfatizando a magia da perda dos dentes, usando TNT e outros materiais.
* Confecção de fantoches de dentes, dos amigos e inimigos dos dentes, após uma conversação sobre os cuidados dos dentes com uma alimentação saudável;
* Estimular as crianças a colocar a pasta de dente nas escovas, a fim de perceber a quantidade, sempre enfatizando a elas que o que importa é a qualidade, a forma que escovam os dentes, e não apenas a quantidade de pasta é que dará o resultado dos mesmos, dentes brancos;
* Ornamentação do banheiro com gravuras, cartazes de incentivo, fantoches e até mesmo os objetos gigantes confeccionados pelos pais de modo que elas possam se sentir motivadas a realizar de forma correta a escovação de dentes, a higiene das mãos e do rosto, e utilizar de maneira adequada o vaso sanitário e o papel higiênico;
* Tirar fotos de vários momentos, das crianças brincando na sala, no pátio, escovando os dentes, no refeitório lanchando, jantando, para posteriormente mostrar a turma, onde observaremos e avaliaremos, por exemplo, se nos diversos momentos estamos realizando ou mantendo nossa higiene em dia;
* Observação dos livros “O que é vida saudável”, proporcionando uma conversação sobre o assunto, para que compreendam o que uma vida saudável;
* Confecção de um cartaz Vida saudável é..., com gravuras recortadas pelas crianças de revistas compreendendo o que vem a ser vida saudável.
* Exploração da coleção de livros FESTA DOS DENTINHOS.
* Conversar e junto com a turma começar a provar mais tipos de frutas, mostrando que todas tem gosto próprio e que devem ser provadas antes de dizer que não gostam, bem como as utilizar para produção de uma salada de frutas e sucos, que faremos com frutas trazidas de casa para haver mais variedade.
* Instigar a turma a provar mais vegetais, pois tudo o que tem cor não é do agrado deles principalmente verde, logo faremos juntos uma sopa com massa de letrinhas para que desta forma sintam-se mais estimulados a provar esta nossa sopa colorida contendo vários vegetais.
* Criar o inspetor de banheiro para que este cuide quem escova corretamente os dentes;
* Confecção de uma boca gigante com dentes de garrafa pet e uma escova gigante, de modo a observarem como se dá a escovação correta.
* Observação de próteses dentarias de verdade observando como são os dentes, bem como os prevenindo para que cuidem de seus dentes e não precisem usar uma prótese futuramente.
* Fazer uma comparação dos tipos de dente, com uma faca cortar uma maça para que observem e façam o mesmo com os dentes da frente, os incisivos. Com uma chave estrela fazer furos em um chiclete e da mesma forma eles furarem o chiclete usando seus caninos. Com um martelo de bife amassar pão e as crianças da mesma forma comeram com os dentes do fundo os molares, assim perceberão a função de todos os seus dentes.
Providencias práticas e materiais:
* Cds, dvds, fotos, filmes, data show, telão, contact, gravuras de estímulos a higiene, sucatas variadas, livros de histórias, papéis diversos, revistas, próteses dentárias, massa de letrinhas, frutas diversas, liquidificador, pão, chichete.
Registros e avaliações:
* Os registros e avaliações serão feitos no decorrer do mesmo juntamente no protifólio.
Bibliografia:
* Livro: Fundamentos da Biologia Moderna
* Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, vol.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário