ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOCE INFÂNCIA
Rua Pedro Theobaldo Breitenbach, n° 2284 Conventos Lajeado
Telefone: 3982 1194
TURMA:
“E”
ANDRÉIA SAUTHIER
ESCOLA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
INFANTIL
DOCE INFÂNCIA
Lajeado, FEVEREIRO
de 2011.
1)
ORIGEM
DO PROJETO (com justificativa e embasamento teórico):
Mais
um ano se inicia e novamente chega o momento da acolhida, da re/adaptação das
crianças a escola. A turma D é uma das últimas turmas da escola e todos se
conhecem e também conhecem a escola, mas nem sempre este é um momento
tranquilo, algumas crianças passam o mês inteiro esperando o momento de voltar
para a escola, já para outras crianças a volta à escola é um tanto tumultuada,
como ficaram por um mês junto se seus pais e familiares, não querem se despedir
dos mesmos.
A
adaptação da criança a um novo ambiente ou readaptação após algum período
afastado da escola é um momento complicado para a criança, pois ela precisa
enfrentar múltiplos desafios (separação dos familiares, integração com o
ambiente, a rotina, colegas e professores). A mãe que está colocando seu filho
na escola pela primeira vez, sofre psicologicamente pela angústia da perda, da
incerteza de que seu filho será bem cuidado ou não, da culpa de abandoná-lo na
mão de estranhos. Cabe a escola proporcionar um ambiente acolhedor e
estimulante, do ponto de vista físico e humano para facilitar este processo.
Segundo
Rita Foelker: “Receios e ansiedades que caracterizam o primeiro dia de contato
entre as professoras e alunos podem ser encarados de forma suave e
descontraída. O primeiro dia de aula é cheio de emoções conflitantes para
alunos e professores: expectativas de reencontros, alegrias, curiosidades,
incertezas, temores. É um momento especial: o nascimento de um grupo que vai
trabalhar e aprender junto durante o ano inteiro. Vínculos mais profundos podem levar certo tempo para se formar,
porém, criar desde o primeiro instante um clima de aceitação e de naturalidade
vai estimular o crescimento da confiança mútua e o desejo de participar. Por
isso, ser natural e confiante é a melhor saída. Se o professor estiver tranquilo,
é mais fácil abrir-se para as suas inspirações.
Assim
como somos as novas professoras para as crianças e seus pais, também estas
serão novas para nós, e então nós todos devemos transmitir confiança, tanto nós
professoras em estar com as crianças e os pais em deixá-las conosco na escola.
Para
embasar nossas palavras citadas acima extraímos este texto da Revista do
Professor – Janeiro a Março de 2005. “Acreditando que o ingresso no ambiente
escolar deve transcorrer de modo tranquilo e agradável, devemos acolher bem os
pais, suas angústias e ansiedades oferecendo tranquilidade e apoio o que
contribui para que a criança também se sinta menos insegura nos primeiros meses
na instituição”.
“A
base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como
ser humano”. (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil).
Um ambiente escolar acolhedor e estimulante, tanto
do ponto de vista humano quanto físico constitui uma combinação ideal para uma
adaptação bem sucedida.
Baseadas
nisso através deste projeto buscaremos realizar situações de aprendizagem diferenciadas,
divertidas e acolhedoras a fim de proporcionarmos as crianças, alegria,
descontração, construção de conhecimento e é claro uma ótima readaptação a
nossa escola, pois afinal:
2)
OBJETIVO(S):
Adaptar-se
ao ambiente escolar, de forma lúdica, valorizando as individualidades na
construção dos vínculos conosco e com o grupo.
Readaptar-se
de forma rápida e tranquila, através das mais diferenciadas e divertidas
situações de aprendizagem oportunizadas para este período de adaptação/retorno
à escola.
Estabelecer vínculos afetivos entre
professor-aluno, professor-família, aluno-aluno.
Promover a integração e bom relacionamento da
criança com as demais crianças, com seus professores e outros profissionais da
escola.
Aprender a reconhecer e interpretar as linguagens
das crianças para então perceber o que estão querendo saber mais do que
qualquer outro assunto naquele momento, dando-se a conhecer professora-aluno,
aluno-professora.
Integrar
as crianças a fim de torná-las confiantes em conviver em nosso ambiente
escolar.
Proporcionar
as crianças situações diversificadas de aprendizagem e diversão, onde ocorra
aprendizagens significativas através da interação e troca no grupo.
3)
Linguagem prioritária
Linguagem
da adaptação
4)
Linguagens complementares
Linguagem
das brincadeiras e jogos
Linguagem
da higiene
Linguagem
da alimentação
Linguagem
do sono
Linguagem
da rotina
Linguagem
do pátio
Linguagem
dos cuidados e sentimentos
Linguagem
da roda de conversa
Linguagem
da oralidade
Linguagem
gestual corporal
Linguagem
da culinária
5)
situações de
aprendizagem possÍveis de serem realizadas:
DIA
|
TURNO
|
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
|
31/01
|
M
|
Abertura
com festa e bolas no corredor
|
T
|
Abertura
com festa e bolas no corredor
|
|
01/02
|
M
|
Livre
|
T
|
Livre
|
|
02/02
|
M
|
Cine
Pipoca
|
T
|
Brincadeiras
no pátio, rodas cantadas, brincadeiras de roda
|
|
03/02
|
M
|
Brincadeiras
no Ginásio
|
T
|
Maquiagem
e penteados
|
|
04/02
|
M
|
Bolhas
de sabão
|
T
|
Livre
|
|
07/02
|
M
|
Dia da
criança motorizada
|
T
|
Dia da
criança motorizada
|
|
08/02
|
M
|
Café
saudável
|
T
|
Tatuagem
|
|
09/02
|
M
|
Livre
|
T
|
Livre
|
|
10/02
|
M
|
Piquenique
no Pátio
|
T
|
Piquenique
no Pátio
|
|
11/02
|
M
|
Penteado
maluco e colorido
|
T
|
Passeio
ao Unicshopping
|
|
14/02
|
M
|
Baile
na chuva
|
T
|
Banho
colorido
|
|
15/02
|
M
|
Oficinas
diversificadas
|
T
|
Janta
saudável
|
|
16/02
|
M
|
Pequenos
artistas em ação
|
T
|
Cine
Pirulito
|
|
17/02
|
M
|
Livre
|
T
|
Livre
|
|
18/02
|
M
|
Pequenos
Pizzaiolos em ação
|
T
|
Bolinhas
de sabão
|
|
21/02
|
M
|
Teatro
das Profes
|
T
|
Passeio
pelo bairro
|
|
22/02
|
M
|
Dia do
sacolé
|
T
|
Brincadeiras
com cordas e bambolês
|
|
23/02
|
M
|
Mini
gincana
|
T
|
Oficinas
diversas
|
|
24/02
|
M
|
Tatuagens
|
T
|
Dia do
tererê
|
|
25/02
|
M
|
Livre
|
T
|
Livre
|
6)
PROVIDÊNCIAS
PRÁTICAS E MATERIAIS: Bilhetes
aos pais, camiseta velha, tintas diversas, livros de histórias, papéis
diversos, lápis de cor e cera, tesouras, canetinhas, balões, sucatas diversas,
retro projetor, rádio, musicas de carnaval, confete e serpentina, entre
outros...
7)
registro e avaliação: Concomitante ao desenvolver do projeto, cada
situação terá um comprovante tanto feito pelas crianças como fotos e com estas
faremos um portfólio/ livrão.
8)
portfólio: Será feito conforme desenvolvimento das
situações de aprendizagem.
9)
bibliogarfia
Revista
do Professor – Janeiro a Março de 2005
Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil - Introdução – volume 1 –
Brasília: Parma, 1998
Revista
Pátio, educação infantil: Ano V Março / Junho 2007.
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