Postagens

sexta-feira, janeiro 27, 2012


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOCE INFÂNCIA
Rua Pedro Theobaldo Breitenbach, n° 2284 Conventos  Lajeado  Telefone: 3982 1194



 OLHA NÓS AI DE NOVO!
ALEGRIA E DIVERSÃO NÃO VÃO FALTAR AQUI NÃO.




TURMA: “E” 
ANDRÉIA SAUTHIER 
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
INFANTIL DOCE INFÂNCIA






Lajeado, FEVEREIRO de 2011.

1)           ORIGEM DO PROJETO (com justificativa e embasamento teórico):
          Mais um ano se inicia e novamente chega o momento da acolhida, da re/adaptação das crianças a escola. A turma D é uma das últimas turmas da escola e todos se conhecem e também conhecem a escola, mas nem sempre este é um momento tranquilo, algumas crianças passam o mês inteiro esperando o momento de voltar para a escola, já para outras crianças a volta à escola é um tanto tumultuada, como ficaram por um mês junto se seus pais e familiares, não querem se despedir dos mesmos.
A adaptação da criança a um novo ambiente ou readaptação após algum período afastado da escola é um momento complicado para a criança, pois ela precisa enfrentar múltiplos desafios (separação dos familiares, integração com o ambiente, a rotina, colegas e professores). A mãe que está colocando seu filho na escola pela primeira vez, sofre psicologicamente pela angústia da perda, da incerteza de que seu filho será bem cuidado ou não, da culpa de abandoná-lo na mão de estranhos. Cabe a escola proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante, do ponto de vista físico e humano para facilitar este processo.
          Segundo Rita Foelker: “Receios e ansiedades que caracterizam o primeiro dia de contato entre as professoras e alunos podem ser encarados de forma suave e descontraída. O primeiro dia de aula é cheio de emoções conflitantes para alunos e professores: expectativas de reencontros, alegrias, curiosidades, incertezas, temores. É um momento especial: o nascimento de um grupo que vai trabalhar e aprender junto durante o ano inteiro.      Vínculos mais profundos podem levar certo tempo para se formar, porém, criar desde o primeiro instante um clima de aceitação e de naturalidade vai estimular o crescimento da confiança mútua e o desejo de participar. Por isso, ser natural e confiante é a melhor saída. Se o professor estiver tranquilo, é mais fácil abrir-se para as suas inspirações.
          Assim como somos as novas professoras para as crianças e seus pais, também estas serão novas para nós, e então nós todos devemos transmitir confiança, tanto nós professoras em estar com as crianças e os pais em deixá-las conosco na escola.
          Para embasar nossas palavras citadas acima extraímos este texto da Revista do Professor – Janeiro a Março de 2005. “Acreditando que o ingresso no ambiente escolar deve transcorrer de modo tranquilo e agradável, devemos acolher bem os pais, suas angústias e ansiedades oferecendo tranquilidade e apoio o que contribui para que a criança também se sinta menos insegura nos primeiros meses na instituição”.
          “A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano”. (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil).
Um ambiente escolar acolhedor e estimulante, tanto do ponto de vista humano quanto físico constitui uma combinação ideal para uma adaptação bem sucedida.
          Baseadas nisso através deste projeto buscaremos realizar situações de aprendizagem diferenciadas, divertidas e acolhedoras a fim de proporcionarmos as crianças, alegria, descontração, construção de conhecimento e é claro uma ótima readaptação a nossa escola, pois afinal:
                    
2)          OBJETIVO(S):
*      Adaptar-se ao ambiente escolar, de forma lúdica, valorizando as individualidades na construção dos vínculos conosco e com o grupo.
*      Readaptar-se de forma rápida e tranquila, através das mais diferenciadas e divertidas situações de aprendizagem oportunizadas para este período de adaptação/retorno à escola.
*      Estabelecer vínculos afetivos entre professor-aluno, professor-família, aluno-aluno.
*      Promover a integração e bom relacionamento da criança com as demais crianças, com seus professores e outros profissionais da escola.
*      Aprender a reconhecer e interpretar as linguagens das crianças para então perceber o que estão querendo saber mais do que qualquer outro assunto naquele momento, dando-se a conhecer professora-aluno, aluno-professora.
BD21375_  Integrar as crianças a fim de torná-las confiantes em conviver em nosso ambiente escolar.
*      Proporcionar as crianças situações diversificadas de aprendizagem e diversão, onde ocorra aprendizagens significativas através da interação e troca no grupo.
*       

3)          Linguagem prioritária
*      Linguagem da adaptação

4)          Linguagens complementares
*      Linguagem das brincadeiras e jogos
*      Linguagem da higiene
*      Linguagem da alimentação
*      Linguagem do sono
*      Linguagem da rotina
*      Linguagem do pátio
*      Linguagem dos cuidados e sentimentos
*      Linguagem da roda de conversa
*      Linguagem da oralidade
*      Linguagem gestual corporal
*      Linguagem da culinária

5)          situações de aprendizagem possÍveis de serem realizadas:
DIA
TURNO
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
31/01
M
Abertura com festa e bolas no corredor

T
Abertura com festa e bolas no corredor
01/02
M
Livre

T
Livre
02/02
M
Cine Pipoca

T
Brincadeiras no pátio, rodas cantadas, brincadeiras de roda
03/02
M
Brincadeiras no Ginásio

T
Maquiagem e penteados
04/02
M
Bolhas de sabão

T
Livre
07/02
M
Dia da criança motorizada

T
Dia da criança motorizada
08/02
M
Café saudável

T
Tatuagem
09/02
M
Livre

T
Livre
10/02
M
Piquenique no Pátio

T
Piquenique no Pátio
11/02
M
Penteado maluco e colorido

T
Passeio ao Unicshopping
14/02
M
Baile na chuva

T
Banho colorido
15/02
M
Oficinas diversificadas

T
Janta saudável
16/02
M
Pequenos artistas em ação

T
Cine Pirulito
17/02
M
Livre

T
Livre
18/02
M
Pequenos Pizzaiolos em ação

T
Bolinhas de sabão
21/02
M
Teatro das Profes

T
Passeio pelo bairro
22/02
M
Dia do sacolé

T
Brincadeiras com cordas e bambolês
23/02
M
Mini gincana

T
Oficinas diversas
24/02
M
Tatuagens

T
Dia do tererê
25/02
M
Livre

T
Livre

6)          PROVIDÊNCIAS PRÁTICAS E MATERIAIS: Bilhetes aos pais, camiseta velha, tintas diversas, livros de histórias, papéis diversos, lápis de cor e cera, tesouras, canetinhas, balões, sucatas diversas, retro projetor, rádio, musicas de carnaval, confete e serpentina, entre outros...

7)          registro e avaliação: Concomitante ao desenvolver do projeto, cada situação terá um comprovante tanto feito pelas crianças como fotos e com estas faremos um portfólio/ livrão.

8)          portfólio: Será feito conforme desenvolvimento das situações de aprendizagem.

9)          bibliogarfia
          Revista do Professor – Janeiro a Março de 2005
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Introdução – volume 1 – Brasília: Parma, 1998
Revista Pátio, educação infantil: Ano V Março / Junho 2007.
ADESIVO DE BANHEIRO DA TURMA "E"